sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Elvis Presley - Money Honey / One-Sided Love Affair

Duas ótimas canções do álbum Elvis Presley de 1956. Entenda que por essa época a RCA Victor estava meio que no modo desespero pois muitos executivos da gravadora temiam ter prejuízo na contratação desse jovem cantor de Memphis chamado Elvis. Então eles saturaram (essa é a palavra certa) o mercado com discos, singles e compactos duplos de Elvis. Tudo na tentativa desesperada de não perder dinheiro. Uma tolice pois Elvis iria retribuir cada centavo investido em sua contratação. Definitivamente não era necessário tantos lançamentos extras tiradas do repertório desse seu primeiro disco!

"Money Honey" chegou a ser cantada por Elvis em um programa de TV em 1956. Elvis, com os cabelos bem loiros, fixados em muita brilhantina, parecia um artista completamente inovador nessa apresentação. Nada se comparava a ele naquela época. Era a personificação máxima do que era esperado de um rockstar. A letra da música inclusive foi definida por alguns conservadores como "extremamente cínica". 

Nada do que Elvis fazia naquele ano era elogiado pelos mais velhos! Na verdade eles odiavam Elvis por tudo aquilo que ele representava para a juventude. No lado B do single tínhamos "One-Sided Love Affair". Agradável de ouvir, bem mais suave, mostrava bem o estilo vocal de Elvis naquele período. Muitos não gostavam e nomes como Quincy Jones chegariam a dizer que Elvis nem sequer sabia cantar! Vejam só que absurdo! É o preço que se pagava por ser um artista realmente inovador! 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Just Because / Blue Moon

Esse foi o décimo terceiro single da carreira de Elvis, agora já no selo RCA Victor. Com mais esse compacto a gravadora mostrava a disposição de promover seu novo contratado a todo vapor. Nenhum outro álbum de Elvis teve tantos singles extraídos como de seu primeiro LP na RCA. Praticamente todas as músicas foram lançadas depois em compactos simples. Acredito que isso só voltaria a ocorrer mesmo nos anos 70. Assim me vem em minha lembrança apenas os álbuns "Elvis Today" e "That's the Way It Is" onde também foram lançados vários singles das faixas desses álbuns. O normal era mesmo sair apenas um single ou dois no máximo, por cada disco. 

Mas voltemos a esse single. Duas músicas apenas. No Lado A temos "Just Because" e seu ritmo nervosinho! Um rockabilly de boa qualidade. Eu nunca gostei muito, mas é inegável que essa faixa conquistou muitos fãs ao longo dos anos, entre eles John Lennon que faria sua versão em um disco solo de 1975. O Lado B vinha com uma balada gravada na Sun Records. "Blue Moon" tinha muito sentimento. Essa era uma velha canção quando Elvis a tirou do baú para gravar em seu comecinho de carreira. A voz de Elvis já era aquela coisa... Ele sempre foi um artista que nasceu pronto mesmo. Não foram precisos anos e anos para ele alcançar sua maturidade vocal. Aqui nessa faixa já tínhamos o Elvis que iria conquistar o mundo alguns anos depois. 

Pablo Aluísio.