quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Elvis Presley - Love Me Tender - Ken Darby

Embora “Love Me Tender” tenha sido assinada como composição de Elvis Presley e Vera Matson a verdade é que nenhum deles realmente compôs a música. O verdadeiro autor de “Love Me Tender” foi o diretor musical da Fox, o maestro Ken Darby (ao lado na foto com Elvis). Quando Elvis foi escalado para participar do filme “The Reno Brothers” o produtor David Weisbart determinou a Darby a inclusão de quatro músicas no filme.

Com cronograma apertado e tendo que apresentar o trabalho em cima da hora Darby se valeu de antigos números musicais da época da guerra civil e compôs aquela que seria a trilha sonora do filme. A própria música título do filme, “Love Me Tender” nada mais era do que uma releitura da antiga “Aura Lee” composta durante o conflito mais devastador travado dentro das fronteiras americanas. Os autores originais, W. W. Fosdick (letra) e George R. Poulton (música) curiosamente não foram creditados na nova versão, muito provavelmente pelo fato da canção já ter caído em domínio público.

Por que Ken Darby não assinou Love Me Tender? Provavelmente ele próprio pensou não estar compondo uma música que ficaria tão popular. Assim creditou a canção para sua esposa Vera Matson e ao próprio Elvis por determinação de Tom Parker que assim ganharia dessa forma também sua parte de comissão nos direitos autorais da música. De qualquer forma “Love Me Tender” não faria tanta falta assim em seu currículo. Ele já tinha muita experiência no mundo musical na época quando conheceu Elvis. Além disso ele certamente não levava muito à sério aquelas músicas que fez para o filme. Darby já havia trabalhado com grandes orquestras no passado e atuou ao lado de outros grandes cantores como Bing Crosby e Judy Garland.

Contratado pela Fox após ter trabalhado na Disney e na MGM, Darby jamais pensou que a trilha de “Love Me Tender” teria alguma relevância no futuro. Logo ele que havia trabalhado em tantos clássicos da história do cinema como “O Mágico de Oz” e “Os Homens Preferem as Loiras”. Curiosamente porém nos anos que viriam sua esposa Vera acabaria recebendo mais dinheiro do que ele próprio pelos direitos autorais de “Love Me Tender”, uma canção que recebeu inúmeras versões de diversos artistas diferentes ao longo dos anos. A cada nova regravação Vera recebia mais um bela bolada referente aos direitos da música. Assim ao longo dos anos Darby foi vendo sua esposa ficar cada mais rica com sua criação enquanto ele nada recebia por essas novas releituras da canção. Se arrependimento matasse...

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Elvis Presley - Love Me Tender - Ama-me com Ternura

Ama-me com Ternura 
Elvis entrou em "Love Me Tender" sem nunca ter atuado antes na vida. Nem um curso de arte dramática, nem aulas de teatro, nada. Hollywood queria saber se ele conseguia segurar as pontas, se conseguia pelo menos não decepcionar em cena. O resultado acabou sendo melhor do que esperavam. Elvis foi ajudado pelos atores e atrizes do elenco, além da sempre presença do diretor Robert D. Webb, que estava sempre ao lado do novato, lhe dando instruções, mostrando a marcação da cena, etc. Foi mesmo um aprendizado na prática, sem teoria, sem preparação técnica nenhuma.

E o roteiro até tinha sua carga dramática. Claro, o filme poderia ser enquadrado tranquilamente como um faroeste B da Fox, mas isso era apenas uma visão um pouco limitada de tudo. O enredo era até muito bom. Dois irmãos. Um mais jovem ficava no rancho da família, cuidando das mulheres e do trabalho do dia a dia. O outro ia para o campo de batalha, lutar na guerra civil americana. Depois de alguns meses chegava a notícia de sua morte. O irmão mais jovem então se casava com a noiva do irmão mais velho, agora dado como morto. Só que essa era uma informação falsa. Ele ainda estava vivo. O que fazer quando ele retornasse da guerra? Como se vê é um bom ponto de partida dramático. Elvis interpretava o jovem Reno e  Richard Egan o irmão mais velho que retornava. A noiva era a bela Debra Paget.

O filme foi produzido em preto e branco. Já havia cinema em cores na época, porém esse novo sistema era exclusivo para as grande produções. Para um faroeste de rotina como "Love Me Tender" isso era um luxo desnecessário. Esse e "King Creole" foram os únicos filmes de Elvis lançados em fotografia preto e branco, dos velhos tempos de Hollywood. Confesso que há um certo charme nostálgico envolvido, principalmente para quem aprecia as produções da era clássica do cinema americano. O filme de uma maneira em geral não decepciona. Obviamente ele jamais foi esquecido pelo simples fato de trazer um Elvis Presley jovem e no começo de sua carreira. Porém mesmo que não fosse esse o caso, "Ama-me com Ternura" também teria seus méritos próprios.

Ama-me com Ternura (Love Me Tender, Estados Unidos, 1956) Direção: Robert D. Webb / Roteiro: Robert Buckner, Maurice Geraghty / Elenco: Richard Egan, Debra Paget, Elvis Presley / Sinopse: Por um acaso do destino dois irmãos acabam disputando o amor de uma mesma mulher em uma nação devastada pela guerra civil americana.

Pablo Aluísio. 

 

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Elvis Presley - Love Me Tender - Edição FTD

Verdade seja dita: não havia mesmo muito material para compor esse novo título do selo FTD. Pense bem. O filme "Love Me Tender" contou apenas com quatro músicas: "Love Me Tender", "Let Me", "Poor Boy" e "We're Gonna Move". Elas foram compostas meio às pressas depois que o estúdio resolveu colocar Elvis para cantar nesse western que havia sido escrito inicialmente sem qualquer tipo de número musical. Assim o produtor Ernst Jorgensen tinha a complicada tarefa de compor um CD duplo com esse escasso material disponível. Para tanto ele acabou fazendo o que era previsível: encher linguiça. Analise bem o material que está aqui. Ernst precisou recorrer a gravações que nada tinham a ver com o filme para completar o lançamento. Assim ele, sem critério algum diga-se de passagem, enfiou no CD 2 as canções "Heartbreak Hotel", "Long Tall Sally", "I Was The One", "I Want You, I Need You, I love You", "I Got A Woman", "Don't Be Cruel", "Ready Teddy", "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Blue Suede Shoes" e "Baby Let's Play House". O que essas faixas tem a ver com "Love Me Tender", o filme? Nada! Claro que muitos vão dizer que a inclusão dessas canções gravadas em Tupelo em setembro de 1956 são importantes do ponto de vista histórico e que o concerto foi realizado no calor do lançamento do filme, mas nem isso justifica a inclusão delas em um título dedicado à trilha sonora do filme "Ama-me Com Ternura". Que tivessem sido lançadas em um CD próprio, com temática própria, e não pegando carona em "Love Me Tender" como foi feito por aqui.

Por essa razão é desnecessária a feitura de um CD duplo. Um lançamento simples e mais bem organizado seria muito mais bem-vindo. Além disso seria mais comercialmente viável, com preço mais justo. A FTD aqui quis realmente vender gato por lepre, inventando um CD duplo, sem material para tanto, com o único objetivo de vender um produto mais caro para o colecionador. Bola fora de Ernst Jorgensen. Para não dizer que o CD 2 é um desperdício completo podemos pelo menos elogiar as entrevistas presentes lá com o próprio Elvis, seus pais (Vernon e Gladys) e curiosamente um bate papo rápido realizado com o ator Nick Adams, figura muito presente na vida de Elvis na época, uma aproximação tão constante que chegou ao ponto de criar boatos de que o cantor tinha uma "amizade colorida" com o colega ator de Hollywood. Foi um dos poucos boatos envolvendo homossexualidade e Elvis que teve alguma repercussão a longo prazo. Bobagens à parte não deixe de ser curioso ouvir sua voz ecoando aqui novamente, dando sua opinião sobre Elvis e o seu futuro no cinema (algo que os anos iriam revelar ter sido mesmo uma má ideia por parte do astro e seu empresário Tom Parker). Por falar nele, só faltou mesmo o Coronel dando entrevistas, mas claro que isso ele não faria de graça para ninguém.

FTD Love Me Tender
CD-1 - Masters and outtakes: Love Me Tender / Let Me / Poor Boy / We're Gonna Move / Love Me Tender (end-title) / The Truth About Me / We're Gonna Move (take 4) / We're Gonna Move (take 9)  / Poor Boy (take 3) / Poor Boy [remake S20] (take 1*) / Poor Boy [S31] (VO 6) / Let Me (VO #3*) / Let Me (VO #4*) / Love Me Tender (stereo) / Let Me (stereo) / Poor Boy (stereo) / We're Gonna Move (stereo) / The Truth About Me Interview. / CD-2: Tupelo, Sept 26 1956 / Heartbreak Hotel / Long Tall Sally / Indroductions / I Was The One / I Want You, I Need You, I love You / Elvis talks / I Got A Woman / Don't Be Cruel / Ready Teddy / Love Me Tender / Hound Dog / Interview -Vernon and Gladys Prelsey / Interview -  Nick Adams / Interview - Judy Hopper / Interview - Elvis / Love Me Tender / I Was The One / I Got A Woman / Announcement / Don't Be Cruel / Blue Suede Shoes / Announcement / Baby Let's Play House / Hound Dog.  / * Faixas inéditas.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Elvis Presley - Love Me Tender - Letras

Love Me Tender (Vera Matson - Elvis Presley) - Love me tender, / love me sweet, / never let me go. / You have made my life complete, / and I love you so / Love me tender, / love me true, / all my dreams fulfilled. / For my darlin' I love you, / and I always will. / Love me tender, / love me long, / take me to your heart. / For it's there that I belong, / and we'll never part. / Love me tender, / love me true, / all my dreams fulfilled. / For my darlin' I love you, / and I always will. / Love me tender, / love me dear, / tell me you are mine. / I'll be yours through all the years, / till the end of time. / Love me tender, / love me true, / all my dreams fulfilled. / For my darlin' I love you, / and I always will. / (Elvis Presley Music, BMI) 2:41 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.

Poor Boy (Vera Matson - Elvis Presley) - They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Ain't got a crust, ain't got a cent / Can't buy a jug, can't pay the rent / I got a heartfull of dreams / And a lot of memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Can't buy a house, can't buy a lot / Ain't got a bean, I ain't got a pot / But what I got is a heartfull of / Love and memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Don't have a pig, don't have a cow / I don't have a horse to pull a plow / But what I got is a heartfull of / Love and memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like / I’ve got a dolly like / I’ve got a dolly like you. (Elvis Presley Music, BMI) 2:13 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.

We're Gonna Move (Vera Matson - Elvis Presley) - Well there's a leak in this old building / Yes, there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better home / We got no pane in this old window' / We got no pane in this old window' / We got no pane in this old window' / We're gonna move to a better home / Well there's a hole in the roof where the rain pours in / A hole in the floor where it drops right out again / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better home / Well there's a crack across the ceiling / Yes there's a crack across the ceiling / Well there's a crack across the ceiling / We're gonna find us a better home / We've gotta stove without a chimney / We've gotta stove without a chimney / What good's a stove without a chimney / We're gonna move to a better home / Pulling down window shades is no use at all / The kids and the neighbor can peep right through the wall / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better, move to a better / Move to a better home / (Elvis Presley Music, BMI) 2:30 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.

Let me (Vera Matson - Elvis Presley) - Whenever I dance with the girl I love / My head goes round and round / When she's close to me / I can't stay on the ground / Whenever I dance with the girl I love / I never have a care / All night I'm so light / I walk right on the air / Oh let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have another dance with you / Whenever I feel those pretty arms / Reaching round about / That feeling goes to my toes / And all the lights go out, go out, go out / Whenever I see those eyes of blue / Smiling up so shy / I'm in such a spin I take right off and fly / So let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have another dance with you / So let me dance in the arms I love / Thrill me through and through / I'm so drunk with love / That all I see is you / I never hear the music play / I never see the crowd / Only you and me / Dancing on a cloud, a cloud, a cloud / Oh let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have, another dance, with you / (Elvis Presley Music, BMI) 2:08 - Data de gravação: 4 de setembro de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.

Pablo Aluísio.

domingo, 5 de outubro de 2025

Elvis Presley - Love Me Tender - Elvis e Debra Paget

Quando Elvis foi para Hollywood ele mal podia acreditar no que estava acontecendo. Não fazia muito tempo que ele trabalhava como lanterninha de cinema e agora, vejam só, ele estava prestes a iniciar um filme! Claro que seu papel era coadjuvante e seu nome só apareceria após os de Richard Egan e Debra Paget. A produção também não era lá essas coisas, era um western B da Fox sem grande orçamento ou repercussão. Para Elvis porém isso não importava, o que importava mesmo era que ele estava começando uma nova fase em sua vida, tão parecida com os seus ídolos da juventude que tudo o deixava maravilhado e feliz. No fundo Love Me Tender nada mais era do que um teste do produtor Hal Wallis para saber se Elvis daria certo nas telas. De fato ele não era ator, nunca havia representado na vida, e havia muitas dúvidas se poderia realmente convencer como ator.

Embora não fosse um profissional da área Elvis se dedicou com afinco. Estudou e leu o roteiro de ponta a ponta e em pouco tempo decorou todas as suas falas. Sua empolgação era tamanha que logo ele acabou também decorando os textos dos demais atores do filme. O script estava na ponta da língua mas obviamente atuar não se resume a apenas decorar suas falas mas também passar verossimilhança em sua atuação. Para ajudar em seu amadorismo e falta de experiência nas filmagens Elvis acabou contando com a ajuda muito preciosa da atriz Debra Paget. Ela era uma jovem intérprete que assim como Elvis também procurava seu lugar ao sol e quem sabe alcançar os picos da glória, almejando um dia ter a fama de uma Elizabeth Taylor. Paget aliás adorava Taylor e considerava sua carreira um espelho a seguir. Tão admiradora era do trabalho da colega que quase sempre pintava seus cabelos numa tonalidade bem escura, preto ao máximo, da mesma cor que Liz. Mas o fato era que a competição em Hollywood era atroz.

Debra já tinha um bom caminho percorrido quando contracenou com Elvis em Love Me Tender. Desde os 15 anos essa jovem de Denver, Colorado, vinha tentando emplacar no mundo da TV e cinema. Embora talentosa nunca conseguiu alcançar o primeiro time de estrelas de Hollywood mas fez bons filmes ao longo da carreira. Na vida pessoal se casou três vezes, inclusive uma com o famoso diretor de filmes de western Budd Boetticher. Ela gostava de homens mais velhos como Budd e Elvis representava o extremo oposto disso pois era jovem, inexperiente e parecia sempre estar deslocado, transparecendo uma agitação e um nervosismo que dava nos nervos de Debra. Mesmo Elvis não fazendo seu tipo Debra acabou se interessando pelo jovem cantor.

Durante muitos anos vários boatos surgiram afirmando que Debra e Elvis tiveram um caso durante as filmagens. Debra aliás foi mais longe e anos depois da morte de Elvis afirmou que ele teria ficado tão apaixonado por ela que a teria pedido em casamento! Verdade ou não? Muitos autores afirmam que tudo não teria passado de um simples e passageiro namorico. A questão era que Elvis era um jovem deslumbrado com a sorte que teve ao ser escalado para fazer filmes de Hollywood e todo o clima, todo o clamor o deixaram impressionado. Além disso a própria atitude e beleza de Debra o deixaram realmente interessado na jovem atriz mas no final das contas Elvis não quis levar adiante o breve romance. Aconselhado por Gladys, sua mãe, ele acabou criando uma mentalidade negativa em relação às garotas com quem trabalhava. Eram independentes e liberais demais para seu gosto pessoal. Na mente de Elvis atrizes eram ideais para pequenas aventuras românticas sem maiores consequências, nada para ser levado à sério.

Com Debra parece ter acontecido justamente isso. Na verdade ela seria a primeira de uma longa lista de envolvimentos de Elvis com suas parceiras de cena, nenhuma delas levadas adiante. Para Elvis a mulher ideal era bem distante de garotas como Debra Paget, independentes e donas de seu nariz. Essas garotas de Hollywood só pensavam em suas carreiras e não em seus namorados e maridos. A mulher deveria ficar do lado esquerdo do homem, perto de seu coração, lhe dando apoio e carinho, não beijando outros atores em filmes. Pois é, era exatamente assim que Elvis pensava e provavelmente foi por isso que ele poucos dias depois colocaria um fim em seu rápido envolvimento com Debra. Pedido de casamento?! Sem dúvida um exagero. Elvis tinha outros planos certamente.

Pablo Aluísio.

sábado, 4 de outubro de 2025

Elvis Presley - Love Me Tender - Elvis na Revista O Cruzeiro

Durante as filmagens de Love Me Tender (Ama-me com Ternura no Brasil) Elvis recebeu a presença de Dulce Damasceno de Brito, jornalista correspondente da popular revista "O Cruzeiro". Dulce estava em Hollywood desde 1952 e realizava um jornalismo muito próximo do atual colunismo social. Seus textos sempre focavam no aspecto mais social da indústria americana de cinema.

Por isso ela sempre procurava manter uma aproximação não apenas profissional com seus entrevistados mas também pessoal, de amizade mesmo. Assim se tornou grande amiga e confidente de estrelas da época como a nossa Carmen Miranda, cuja uma de suas últimas entrevistas foi concedida justamente a Dulce.

Também foi essa postura que lhe valeu verdadeiros furos na época de ouro do cinema americano. Avesso a receber jornalistas o ator Marlon Brando abriu uma grande exceção a Dulce, a recebendo em casa para uma entrevista, chegando inclusive ao ponto de deixar seu filho Christian aos seus cuidados pessoais.

Simpática e acessível, pouco à vontade com o jornalismo de fofocas que imperava na capital do cinema Dulce foi formando amigos entre as principais estrelas. Com Elvis manteve uma postura semelhante e encontrou no cantor uma atitude de muita cordialidade, educação (ao melhor estilo sulista) e polidez. Elvis respondeu a tudo com muita simpatia e acessibilidade.

A entrevista girou em torno de amenidades, bem de acordo ao estilo de Dulce. Mal sabia ela que seria a única jornalista brasileira a entrevistar Elvis Presley durante toda sua carreira, um feito e tanto para Dulce e um momento ímpar para os fãs brasileiros do cantor.

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Elvis Presley - Love Me Tender

Toda a trilha sonora do filme "Ama-me com Ternura" (Love Me Tender, EUA, 1956) foi lançada originalmente em compacto duplo. Todas as faixas foram providenciadas pelos estúdios Fox e depois repassadas para a RCA Victor, a gravadora que tinha contrato de exclusividade com Elvis na época. O interessante é que praticamente todo o material foi composto pelo diretor musical do estúdio Fox, o maestro e arranjador Ken Darby (que não aparecia nos créditos).

Como o filme era um faroeste ao velho estilo, todas as canções tiveram de uma maneira ou outra um sabor Country and Western. Claro, esse tipo de sonoridade não soava estranha a Elvis. Afinal ele vinha de Memphis, cidade próxima a Nashville, considerada a capital da country music nos Estados Unidos. Ele estava mais à vontade do que nunca com as canções, embora soubesse também que aquele tipo de música era no fundo apenas a visão de Hollywood sobre o estilo musical que tanto conhecia. Elvis porém era um cantor profissional e resolveu dar o melhor de si para o material previamente produzido pelos estúdios da Fox.

Praticamente tudo foi gravado em apenas uma sessão de gravação realizada no dia 24 de agosto de 1956. As músicas não foram produzidas por Steve Sholes, o produtor de Elvis na RCA, mas sim por Lionel Newman, outro contratado da Fox. Esse dispensou a banda de Elvis e ele teve que gravar pela primeira vez sem estar ao lado de seus músicos habituais. Scotty Moore, Bill Black e cia, ficaram de fora. Ele não gostou dessa mudança, porém não quis criar problemas. Mais tarde Elvis iria impor sua vontade, determinando que sua banda o acompanhasse nas trilhas sonoras, mesmo em Hollywood.

A primeira música gravada foi "We’re Gonna Move". Para surpresa de muitos a canção, embora simples, acabou criando uma certa dificuldade para Elvis. Ele precisou de 10 takes para chegar onde queria. Em se tratando de Elvis Presley nos anos 50 isso era algo até incomum de acontecer. "Poor Boy" deu menos trabalho. Em apenas 3 takes a música estava finalizada. Elvis veria essa faixa ser relançada alguns anos depois no álbum "For LP Fans Only" enquanto ele servia o exército americano na Alemanha. Era um country bem simplório, tipicamente mais bobinho do que Elvis estava acostumado a lidar.

As duas músicas anteriores mais pareceram um aquecimento quando Elvis finalmente se concentrou para gravar o tema principal, "Love Me Tender". A melodia era conhecida desde os tempos da guerra civil americana. Aqui Elvis tinha como principal instrumento sua voz, uma vez que a música, que iria se tornar uma das mais conhecidas e famosas de sua carreira, contava apenas com voz e violão. A versão original ficou belíssima e em pouco tempo estava pronta para se tornar um hit absoluto nas paradas de sucesso. Elvis só retornaria ao estúdio da Fox em Hollywood em setembro para gravar algumas versões das mesmas músicas que seriam utilizadas apenas no filme. De inédita ele só completou "Let Me" . já que o compacto duplo tinha que ter quatro músicas e ele só havia gravado três em agosto.

Pablo Aluísio.